terça-feira, 3 de maio de 2016

Carboidratos

A fonte primária de energia para a maioria da população mundial vem de alimentos derivados de carboidratos. Esses alimentos vêm de fontes vegetais largamente distribuídas, tais como grãos, legumes, vegetais e frutas. Para a maior parte, esses produtos alimentares são estocados facilmente e de  custo relativamente baixo.

Há dois tipos básicos de carboidratos para fornecimento de energia: simples e complexos. Os carboidratos simples apresentam unidade de açúcar unitárias e duplas (monossacarídeos e dissacarídeos). Uma vez que carboidratos simples são de fáceis digestão e absorção, eles fornecem energia rápida. Os carboidratos complexos, ou polissacarídeos, são compostos de várias unidades de açúcar. Eles se quebram mais vagarosamente, provendo, portanto, uma energia sustentada por um longo período.
 

As fibras dietéticas, em sua maioria, são carboidratos complexos que não são digeríveis por humanos. Na maioria das vezes, elas ocorrem como partes estruturais das plantas e fornecem o volume necessário da dieta, afetam a absorção de nutrientes e beneficiam a saúde. 

Os carboidratos (glicídios ou hidratos de carbono) são considerados as principais fontes alimentares para a produção de energia, além de exercer inúmeras funções metabólicas e estruturais no organismo. As principais fontes de carboidratos são grãos, os vegetais, o melado e açúcares. Fornecem combustível para o cérebro, medula, nervos periféricos e células vermelhas para o sangue. A ingestão insuficiente desse macronutriente traz prejuízos ao sistema nervoso central e outros. Estão presentes, na maioria das vezes, nos alimentos de origem vegetal.  

Classificação:
A classificação dos carboidratos é feita de acordo com o tamanho que estes assumem. São então classificados como monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos.
 

Monossacarídeos são açúcares únicos (gliclose, frutose, galactose), carboidratos simples que não requerem digestão posterior. Eles são rapidamente absorvidos do intestino para a corrente sanguínea e carreados ao fígado. Fontes: xarope de milho, frutas, mel, lactose (leite)
 

Dissacarídeos são açúcares duplos simples compostos de duas unidades de açúcar ligadas. Sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose). Fontes: açúcar de mesa (açúcar de cana e açúcar de beterraba), melados, leite, digestão de amido (intermediário e final), adoçantes em produtos alimentares.
 

Polissacarídeos são carboidratos complexos compostos de várias unidades de açúcar simples. Os polissacarídeos importantes na nutrição incluem o amido, o glicogênio e a fibra dietética.
 

Carboidratos na sua alimentação
  • Escolha frutas ricas em fibras, vegetais e grãos integrais com frequencia.
  • Escolha e prepare alimentos e bebidas com pouca adição de açúcar ou adoçantes calóricos.
  • Reduza a incidência de cáries dentárias por meio da prática da boa higiene oral e consumindo com menos frequência alimentos e bebidas que contenham açúcar ou amido.


Bibliografia
Macronutrientes. In: Só Nútrição [S.l.], c2016. Disponível em: < http://www.sonutricao.com.br/conteudo/macronutrientes/>. Acesso em: 03 maio 2016.
MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S.; RAYMOND, J. L. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 13. ed. Rio de Janeiro, Elsevier, c2013.
TIRAPEGUI, J. Nutrição: fundamentos e aspectos atuais. 3. ed.. São Paulo, Atheneu, 2013.
NIX, S. Williams nutrição básica & dietoterapia. Rio de Janeiro, Elsevier, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário