terça-feira, 3 de maio de 2016

Proteínas


As proteínas fornecem ao organismo humano suas unidades primárias de construção de tecidos, os aminoácidos comuns, nove são essenciais na dieta, porque o organismo não pode produzi-los como o faz com os 11 restantes. Os alimentos que fornecem todos os aminoácidos essenciais são chamados de proteínas completas.

Esses alimentos são, na maioria, de origem animal (p. ex., ovo, leite, queijo e carne). Alimentos de origem vegetal (p. ex., grãos, legumes, nozes, sementes e vegetais) são considerados proteínas incompletas, porque carecem  de um ou mais dos aminoácidos essenciais. A exceção é a proteína de soja, que é de origem vegetal e fornece proteína completa. Dietas vegan estritas utilizam apenas proteínas de origem vegetal, mas outras dietas vegetarianas podem incluir laticínios, ovo e algumas vezes peixe.
 

A proteína dietética adequada e um pool de reserva de aminoácidos ajudam a manter o balanço proteico geral. O balanço nitrogenado é uma medida do balanço proteico geral. Uma dieta mista com uma variedade de alimentos, juntamente com quilocalorias não proteicas suficientes, por meio de alimentos energéticos primários, fornecem um balanço entre proteínas e outros nutrientes. Apenas os vegetarianos estritos (vegans) correm o risco de desequilíbrio proteico e outros deficiências nutricionais em relação ao ferro, zinco, calcio e vitamina B12.
 

Após os alimentos proteicos serem ingeridos, um potente grupo digestivo de seis enzimas que dividem a proteína libera aminoácidos isolados para a sua função vital de construção tecidual.
 

As necessidades proteicas são principalmente influenciadas pelas demandas para o crescimento e pela natureza da dieta em termos de qualidade proteica e ingestão energética. Influências clínicas sobre as necessidades proteicas incluem febre, cirurgia e outros traumas no tecido corporal.


Bibliografia
NIX, S. Williams nutrição básica & dietoterapia. Rio de Janeiro, Elsevier, 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário