terça-feira, 3 de maio de 2016

Nutrição, saúde e alimentação

O alimento é uma necessidade da vida. Porém, várias pessoas apenas se preocupam com o alimento para aliviar sua fome ou satisfazer seu apetite, e não se ele fornece todos os componentes para a boa nutrição de seus corpos. 

Boa alimentação e nutrientes-chave são essenciais para a vida e para a saúde. No nosso mundo em constante mudança, a ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças por meio da redução de riscos se tornou a nossa meta primária. A importância de uma dieta balanceada para alcançar essa meta por meio do funcionamento de seus nutrientes é fundamental. 

Nós vivemos em um mundo de mudanças rápidas - nosso ambiente, fonte de alimentos, população e conhecimento científico. Em diferentes ambientes, nossos corpos, personalidades, necessidades e metas mudam. A base primária da promoção da saúde e da prevenção de doenças deve sempre começar com uma boa alimentação e com a nutrição sadia que ela fornece.
 

Nutrição é o alimento que as pessoas consomem e como seus corpos o usam. Uma boa nutrição é essencial para uma boa saúde durante a vida, começando na vida pré-natal e continuando até o envelhecimento.  

O alimento fornece energia e matéria para as incontáveis substâncias essenciais para o crescimento e a sobrevivência de todo ser humano. A digestão, absorção, transporte e excreção de nutrientes são processos que convertem uma infinidade de gêneros alimentícios complexos em nutrientes para serem utilizados no metabolismo. 

Os macronutrientes (proteínas, gorduras, e carboidratos) contribuem para o conjunto de energia total, mas na realidade a energia que produzem é particularmente voltada para o trabalho dos músculos e órgãos do corpo. A liberação de energia para a síntese, o movimento e outras funções requer que os micronutrientes (vitaminas e minerais) funcionem como coenzima, cocatalisadores e tampões na área aquosa do metabolismo. O modo como os nutrientes tornam-se partes integrantes do corpo e contribuem para funcionamento corporal adequado depende fortemente dos processos fisiológicos e bioquímicos que governam as suas ações. 

A relação da alimentação com o bem-estar físico e o pleno desenvolvimento mental já era conhecido na Antiguidade, mas a necessidade de refeições mais práticas e rápidas, e as facilidades da vida regrada à tecnologia tornaram a população cada vez mais suscetível a doenças como obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. Além do prazer que proporcionam, os alimentos são essenciais à vida. Todos precisam se alimentar e isso deve ser feito de uma maneira balanceada e diversificada.

 

Bibliografia
MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S.; RAYMOND, J. L. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 13. ed. Rio de Janeiro, Elsevier, c2013.
TIRAPEGUI, J. Nutrição: fundamentos e aspectos atuais. 3. ed.. São Paulo, Atheneu, 2013.
NIX, S. Williams nutrição básica & dietoterapia. Rio de Janeiro, Elsevier, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário